Atividades

O projeto Batuclagem: Teatro, Percussão e Contação de Histórias tem como principal objetivo a realização de oficinas ambientais para o público infantil (crianças de 6 a 11 anos) por meio da metodologia da Arte-Educação. Pretende, por meio da contação de histórias, elaboração de instrumentos recicláveis, jogos didáticos e brincadeiras, promover uma sensibilização das futuras gerações sobre os problemas ambientais de nosso planeta, estimulando, de forma lúdica, que tal público desenvolva reflexões e mudanças de postura sobre suas práticas cotidianas como separação do lixo, uso racional da água e energia e diminuição do consumo, ajudando assim a formar cidadãos conscientes desde a tenra idade.
Em seu terceiro ano, pela experiência acumulada nos anos anteriores, o projeto se ampliou em termos de números de crianças atendidas e abrangência espacial. Em 2012, o projeto atendeu 3000 crianças em escolas públicas de Santo André. Nesse próximo ano, nossa meta é atender 2000 crianças. Ampliamos para São Bernardo, local que a UFABC também mantém um campus, Mauá e Comunidades como a Ocupação Novo Pinheirinho em Santo André (SP). Também participamos do 13o. Festival de Inverno de Paranapiacaba em julho.
O projeto propõe também o desenvolvimento acadêmico dos estudantes bolsistas e voluntários nele envolvidos com a sensibilização de nossos estudantes às temáticas sociais, às diversidades e aos problemas de desigualdades sociais. 
A proposta prevê que os próprios discentes da UFABC se tornam arte-educadores e eles mesmos são capazes de conduzir as oficinas transmitindo, trocando e adaptando parte do conhecimento recebido nos Bacharelados Interdisciplinares da UFABC para a comunidade e para um público distinto (crianças). 

Os resultados até então verificados e que tais estudantes passam a desenvolver diversos tipos de habilidades pela elaboração, ministramento e avaliação das oficinas como: sensibilização aos problemas sociais e ambientais, sensibilização às técnicas artísticas como teatro e música, sociabilização e desenvoltura, valorização de trabalho coletivo, iniciativa e ampliação na capacidade de resolver problemas.
O projeto se iniciou em 2011 na qual se realizaram oficinas ambientais e musicais através de gincanas nas escolas do bairro Santa Terezinha em Santo André e na Escola de Samba Tradição de Ouro, onde foi montada uma bateria de crianças da comunidade.
Hoje os arte-educadores do projeto Batuclagem ensinam em torno de 60 crianças por oficina. Nessas é ressaltada a importância sobre a coleta seletiva do lixo, conceitos sobre a mãe-natureza (fauna, flora), uso racional da energia e da água, poluição do ar e lixo tecnológico. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário