Quem somos





Apoio: 


Coordenadora:
Profª. Drª. Ana Maria Dietrich - ana.dietrich@ufabc.edu.br
UFABC

Arte-educadores:

Daniele da Silva Benício 
Paulo Henrique de Melo Ferreira
Vitória Melo Ribeiro 

O Projeto: 

          BATUCLAGEM: TEATRO, PERCUSSÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS tem como objetivo a realização de oficinas de educação ambiental para o público infantil (crianças de 6 a 13 anos) com a metodologia da Arte-Educação. Por meio da contação de histórias, elaboração de instrumentos recicláveis, jogos didáticos e brincadeiras, promove uma sensibilização das futuras gerações sobre os problemas ambientais de nosso planeta, estimulando, de forma lúdica, que tal público desenvolva reflexões e mudanças de postura sobre suas práticas cotidianas como separação do lixo, uso racional da água e energia e diminuição do consumo, ajudando assim a formar cidadãos conscientes desde a tenra idade.
          O projeto se iniciou em 2011 na qual se realizaram oficinas ambientais e musicais através de gincanas nas escolas. Hoje os arteeducadores do projeto Batuclagem ensinam em torno de 60 crianças por oficina sobre os seguintes temas:
1. Reciclagem do Lixo
2. Uso racional da energia 
3. Uso racional da água 
4. Lixo Tecnológico 
5. Biodiversidade 
6. Poluição do ar
          Em 2015 foi lançado o livro Batuclagem e a Magia das Histórias – Chapeuzinho Verde e outros contos, o primeiro da Coleção Batuclagem que nasceu do desejo de incorporar o respeito e o cuidado pelo nosso planeta ao mundo encantado das histórias infantis. São adaptações de contos e lendas infantis bastante conhecidos, mas com a introdução de reflexões sobre o meio ambiente.




Os Contos:


(Ilustração: Homero Sanches / Autora: Luana Sabatini)





(Ilustração: Homero Sanches / Autor: Thiago Ramos)
(Ilustração: Bianca Pinheiro / Autora: Jéssica Mary Pereira)







































          Além dessas histórias contamos também com a Formiguinha Sustentável e a Cigarra Trapalhona trata de um tema atual e importante - a economia de energia; Bela Apodrecida e a poluição do ar e O vai e vem do arco-íris e o lixo tecnológico.

(Profª. Drª. Ana Maria Dietrich (dir.) Lançamento do livro Batuclagem em Florianópolis-SC)

(Oficina Chapéuzinho Verde, instituição Mamãe Clory em São Bernardo do Campo)

(Oficina Acordei Curupira, instituição mamãe Clory em São Bernardo do Campo)

Um comentário:

  1. Boa tarde a todos (as)
    No mês passado tive o prazer de assistir a palestra das autoras do Livro de do projeto, no Copex, também tive o muita sorte de conseguir um exemplar que já estou usando e muito, na ocasião fale de meu projeto que foi apresentado, " Vivência Populares" Trabalho nº-188 o qual venho usado o livro como muito prazer, gostaria de poder desenvolver um trabalho junto e para isso preciso do contato dos reesposáveis.
    att.
    Geraldo José Camargo
    Eventos e Ações Extensão Comunitária
    C.A.C - Coordenadoria de assuntos Comunitários
    PREAC - Pro - Reitoria de assuntos e extensão comunitários - UNICAMP
    (019) 3521 2936 – 2541 - -geraldoj@unicamp.br

    ResponderExcluir