Abaixo, os resumos das apresentações orais do III Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História das Ciências (ENAPEHC 3)
Arte-educação em
oficinas de educação ambiental do Projeto Batuclagem (UFABC)
Karen Fernanda de Paula
Graduando do Bacharelado em Ciência e
Tecnologia
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do ABC
karen.paula@aluno.ufabc.edu.br
Profa. Dra Ana Maria Dietrich
Doutora em História Social - FFLCH-USP
Universidade Federal do ABC
(Orientação)
anadietrich1@gmail.com
O ambientalismo surgiu no Brasil na década de 80 com o
objetivo de transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, conscientizar para
sua preservação e utilização sustentável. Foi inserido na educação brasileira
através de leis federais, estaduais e municipais com o intuito de ser planejado
interdisciplinarmente para provocar as mudanças desejadas. A partir dessas
reflexões foi concebido o Projeto
Batuclagem, que desenvolveu técnicas de ensino-aprendizagem ligadas à
Arte-educação a partir de conteúdos voltados ao meio ambiente. Desenvolvido como
projeto de ensino, pesquisa e extensão desde 2011 na UFABC, o projeto realizou
oficinas de educação ambiental utilizando das técnicas de contação de história,
jogos, ensino de canto, treino de ritmo e elaboração de instrumentos musicais
com material reciclável. Nessa comunicação, pretende-se avaliar, do ponto de
vista da História e Ensino de Ciências, se essas técnicas e métodos têm
funcionado de maneira profícua desenvolvendo as capacidades e habilidades
esperadas no público infantil atendido.
Palavras chaves: História e ensino de
ciências, educação ambiental, arte-educação
A contação de histórias no Projeto Batuclagem: em busca do Ensino e História das Ciências associados a uma educação cidadã
Jéssica Mary Pereira da Silva
Graduanda do Bacharelado em Ciência e Humanidades Universidade Federal do ABC
Bolsista/ Pró-Reitoria de Extensão
Profa. Dra. Ana Maria Dietrich
Doutora em História Social - FFLCH-USP
Universidade Federal do ABC
(Orientação)
anadietrich1@gmail.com
Frente aos problemas ambientais do século XXI faz-se emergente que o Ensino de Ciências, em específico aquele ligado aos conteúdos da História ambiental, faça parte do escopo de um público cada vez mais jovem. Esse estudo visa analisar a importância entre a vinculação entre a História das Ciências e a construção de novos cidadãos principalmente crianças. Para isso analisa o Projeto Batuclagem (Pró-reitoria de Extensão da UFABC) que desde 2011 desenvolve oficinas de conscientização ambiental associadas à arte-educação. Pelos resultados analisados, observou-se que a sensibilização de crianças aos problemas ambientais do planeta se mostrou associada ao aprimoramento de técnicas de aprendizagem. Mostrou-se eficaz a contação de histórias com o estímulo da inter-relação entre o mundo lúdico e o universo científico. Pela contação e adaptação de histórias infantis e lendas para o público infantil, foram introduzidos conceitos científicos e observados reflexões e mudança de atitudes relacionados à sustentabilidade e meio ambiente.
Palavras chave: Cidadania, Ensino-aprendizagem de Ciências, História ambiental.
Chapeuzinho Verde: História Ambiental e Sustentabilidade a partir da adaptação de contos infantis
Luana Sabatini
Gonçalves
Graduanda do Bacharelado em
Ciência e Tecnologia
Universidade Federal do ABC
Bolsista/ Pró-Reitoria de Extensão
Universidade Federal do ABC
Bolsista/ Pró-Reitoria de Extensão
Profa.
Dra Ana Maria Dietrich
Doutora
em História Social - FFLCH-USP
Universidade
Federal do ABC
(Orientação)
anadietrich1@gmail.com
A busca por novas estratégias de ensino-aprendizagem em ciência e meio-ambiente eficazes para crianças entre 7 à 13 anos nos leva buscar o lúdico em novas técnicas de ensino-aprendizagem de Ciências. O presente trabalho analisa adaptação de contos infantis para temáticas de história ambiental e sustentabilidade como estratégia de ensino por meio do lúdico realizada pelo Projeto Batuclagem da Universidade Federal do ABC. Em específico, analisaremos a obra Chapeuzinho Verde, uma adaptação do tradicional conto de fadas Chapeuzinho Vermelho elaborada para fins didáticos para sensibilização de conceitos relacionados ao meio ambiente e voltados para o público infantil. A nova versão apresenta – dentro da narrativa lúdica - conceitos como: separação de resíduos, alimentação saudável, conceito lixo no lixo e os R’s do meio ambiente. Essa pesquisa busca avaliar a eficácia da recepção de tal narrativa e dos conceitos didáticos elaborados para ensino-aprendizagem de Ciência para crianças de 7 à 13 anos.
Intersecções entre a Engenharia Ambiental e técnicas de Ensino-aprendizagem de Ciências para o público infantil
Hellen Tozi Ronchini
Universidade
Federal do ABC
hellentozi@gmail.com
Profa. Dra. Ana Maria Dietrich
Docente Universidade
Federal do ABC
Orientação
Orientação
ana.dietrich@ufabc.edu.br
O engenheiro ambiental
atua no monitoramento e elaboração de projetos de sustentabilidade e
viabilidade econômica que incluem bens naturais como ar, água, solo e atividades
que envolvam o homem e o meio ambiente. Proteger o meio ambiente deve vir desde
o ensino fundamental na escola. Trazer conhecimentos técnicos para uma
linguagem infantil através de atividades lúdicas como contação de histórias e
técnicas de percussão proporciona ao público infantil uma nova percepção no
mundo dos conceitos dessa Engenharia em específico. A experiência para traçar
essas intersecções foi elaborado no âmbito do Projeto Batuclagem da UFABC que realizou oficinas de
Ensino-aprendizagem utilizando conceitos de gestão ambiental para o público
infantil (crianças de 7 a 13 anos). Com o intuito de adaptar a linguagem
universitária e o projeto pedagógico dos bacharelados interdisciplinares da
UFABC para crianças, o resultado foi o ensino-aprendizagem através da arte-educação
(BARBOSA, A.) promovendo a
sustentabilidade de uma forma lúdica.
A Bela Apodrecida: discussão sobre o uso de linguagem de divulgação científica voltada para Educação ambiental
Caio Vinicius
Hashimoto Venancio
Profa. Dra Ana
Maria Dietrich
Doutora em
História Social - FFLCH-USP
Universidade
Federal do ABC
(Orientação)
anadietrich1@gmail.com
O presente trabalho tem como objetivo discutir os usos da
linguagem de divulgação científica sobre Educação Ambiental voltada para um
público infantil. Discutiremos como será plausível a adequação da linguagem
para se transmitir conceitos científicos que envolvem a temática central da “poluição
atmosférica” como aquecimento global, chuva ácida e doenças causadas por gases
tóxicos, dentro da narrativa da Literatura infantil. Para isso analisaremos
como estudo de caso a obra A Bela Apodrecida
e a poluição do ar (UFABC, Coleção Batuclagem, 2013) de autoria de André
Luiz Rosa e ilustrações de Marcy Rock. Nessa obra os conceitos de poluição e
degradação do meio ambiente (com enfoque na poluição atmosférica) são abordados
em uma linguagem apropriada para crianças como no trecho a seguir que se refere
à chuva ácida: “Os gases ajudavam a
provocar uma misteriosa chuva que destruía as flores, os lagos e fazendas.”
Além disso são utilizados desenhos que se articulam com a linguagem escrita
facilitando o entendimento da mensagem e músicas que sensibilizam as crianças
para a temática em questão. Assim, podemos investigar estratégias de divulgação
científica voltada para o público infantil, levando-se em consideração que a
formação cidadã aliadas à uma difusão científica consciente deve começar desde
cedo as tenras idades.
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