Textos e artigos




Arte-educação em oficinas de educação ambiental do Projeto Batuclagem (UFABC)


Karen Fernanda de Paula
Graduando do Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal do ABC
karen.paula@aluno.ufabc.edu.br

Profa. Dra Ana Maria Dietrich
Doutora em História Social - FFLCH-USP
Universidade Federal do ABC
(Orientação)
anadietrich1@gmail.com


O ambientalismo surgiu no Brasil na década de 80 com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, conscientizar para sua preservação e utilização sustentável. Foi inserido na educação brasileira através de leis federais, estaduais e municipais com o intuito de ser planejado interdisciplinarmente para provocar as mudanças desejadas. A partir dessas reflexões foi concebido o Projeto Batuclagem, que desenvolveu técnicas de ensino-aprendizagem ligadas à Arte-educação a partir de conteúdos voltados ao meio ambiente. Desenvolvido como projeto de ensino, pesquisa e extensão desde 2011 na UFABC, o projeto realizou oficinas de educação ambiental utilizando das técnicas de contação de história, jogos, ensino de canto, treino de ritmo e elaboração de instrumentos musicais com material reciclável. Nessa comunicação, pretende-se avaliar, do ponto de vista da História e Ensino de Ciências, se essas técnicas e métodos têm funcionado de maneira profícua desenvolvendo as capacidades e habilidades esperadas no público infantil atendido.


Palavras chaves: História e ensino de ciências, educação ambiental, arte-educação




contação de histórias no Projeto Batuclagem: em busca do Ensino e História das Ciências associados a uma educação cidadã  


Jéssica Mary Pereira da Silva  
Graduanda do Bacharelado em Ciência e Humanidades Universidade Federal do ABC
Bolsista/ Pró-Reitoria de Extensão  
jessica.mary@aluno.ufabc.edu.br 

Profa. Dra. Ana Maria Dietrich 
Doutora em História Social - FFLCH-USP 
Universidade Federal do ABC 
(Orientação) 
anadietrich1@gmail.com 


   Frente aos problemas ambientais do século XXI faz-se emergente que o Ensino de Ciências, em específico aquele ligado aos conteúdos da História ambiental, faça parte do escopo de um público cada vez mais jovem. Esse estudo visa analisar a importância entre a vinculação entre a História das Ciências e a construção de novos cidadãos principalmente crianças. Para isso analisa o Projeto Batuclagem (Pró-reitoria de Extensão da UFABC) que desde 2011 desenvolve oficinas de conscientização ambiental associadas à arte-educação. Pelos resultados analisados, observou-se que a sensibilização de crianças aos problemas ambientais do planeta se mostrou associada ao aprimoramento de técnicas de aprendizagem. Mostrou-se eficaz a contação de histórias com o estímulo da inter-relação entre o mundo lúdico e o universo científico. Pela contação e adaptação de histórias infantis e lendas para o público infantil, foram introduzidos conceitos científicos e observados reflexões e mudança de atitudes relacionados à sustentabilidade e meio ambiente. 


Palavras chave: CidadaniaEnsino-aprendizagem de Ciências, História ambiental.

        



Chapeuzinho Verde: História Ambiental e Sustentabilidade a partir da adaptação de contos infantis


Luana Sabatini Gonçalves
Graduanda do Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal do ABC
Bolsista/ Pró-Reitoria de Extensão

Profa. Dra Ana Maria Dietrich
Doutora em História Social - FFLCH-USP
Universidade Federal do ABC
(Orientação)
anadietrich1@gmail.com



A busca por novas estratégias de ensino-aprendizagem em ciência e meio-ambiente eficazes para crianças entre 7 à 13 anos nos leva buscar o lúdico em novas técnicas de ensino-aprendizagem de Ciências. O presente trabalho analisa adaptação de contos infantis para temáticas de história ambiental e sustentabilidade como estratégia de ensino por meio do lúdico realizada pelo Projeto Batuclagem da Universidade Federal do ABC. Em específico, analisaremos a obra Chapeuzinho Verde, uma adaptação do tradicional conto de fadas Chapeuzinho Vermelho elaborada para fins didáticos para sensibilização de conceitos relacionados ao meio ambiente e voltados para o público infantil. A nova versão apresenta – dentro da narrativa lúdica - conceitos como: separação de resíduos, alimentação saudável, conceito lixo no lixo e os R’s do meio ambiente. Essa pesquisa busca avaliar a eficácia da recepção de tal narrativa e dos conceitos didáticos elaborados para ensino-aprendizagem de Ciência para crianças de 7 à 13 anos.




Intersecções entre a Engenharia Ambiental e técnicas de Ensino-aprendizagem de Ciências para o público infantil


Hellen Tozi Ronchini
Graduanda em Engenharia ambienal
Universidade Federal do ABC
hellentozi@gmail.com

Profa. Dra. Ana Maria Dietrich
Docente Universidade Federal do ABC
Orientação
ana.dietrich@ufabc.edu.br

O engenheiro ambiental atua no monitoramento e elaboração de projetos de sustentabilidade e viabilidade econômica que incluem bens naturais como ar, água, solo e atividades que envolvam o homem e o meio ambiente. Proteger o meio ambiente deve vir desde o ensino fundamental na escola. Trazer conhecimentos técnicos para uma linguagem infantil através de atividades lúdicas como contação de histórias e técnicas de percussão proporciona ao público infantil uma nova percepção no mundo dos conceitos dessa Engenharia em específico. A experiência para traçar essas intersecções foi elaborado no âmbito do Projeto Batuclagem da UFABC que realizou oficinas de Ensino-aprendizagem utilizando conceitos de gestão ambiental para o público infantil (crianças de 7 a 13 anos). Com o intuito de adaptar a linguagem universitária e o projeto pedagógico dos bacharelados interdisciplinares da UFABC para crianças, o resultado foi o ensino-aprendizagem através da arte-educação (BARBOSA, A.) promovendo a sustentabilidade de uma forma lúdica. 




A Bela Apodrecida: discussão sobre o uso de linguagem de divulgação científica voltada para Educação ambiental


Caio Vinicius Hashimoto Venancio
Graduando do Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal do ABC

Profa. Dra Ana Maria Dietrich
Doutora em História Social - FFLCH-USP
Universidade Federal do ABC
(Orientação)
anadietrich1@gmail.com

O presente trabalho tem como objetivo discutir os usos da linguagem de divulgação científica sobre Educação Ambiental voltada para um público infantil. Discutiremos como será plausível a adequação da linguagem para se transmitir conceitos científicos que envolvem a temática central da “poluição atmosférica” como aquecimento global, chuva ácida e doenças causadas por gases tóxicos, dentro da narrativa da Literatura infantil. Para isso analisaremos como estudo de caso a obra A Bela Apodrecida e a poluição do ar (UFABC, Coleção Batuclagem, 2013) de autoria de André Luiz Rosa e ilustrações de Marcy Rock. Nessa obra os conceitos de poluição e degradação do meio ambiente (com enfoque na poluição atmosférica) são abordados em uma linguagem apropriada para crianças como no trecho a seguir que se refere à chuva ácida: “Os gases ajudavam a provocar uma misteriosa chuva que destruía as flores, os lagos e fazendas.” Além disso são utilizados desenhos que se articulam com a linguagem escrita facilitando o entendimento da mensagem e músicas que sensibilizam as crianças para a temática em questão. Assim, podemos investigar estratégias de divulgação científica voltada para o público infantil, levando-se em consideração que a formação cidadã aliadas à uma difusão científica consciente deve começar desde cedo as tenras idades.

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