Poluição do Ar



INTRODUÇÃO

      A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.


Geração da poluição 

    A atmosfera nas regiões das grandes cidades e dos pólos industriais concentra grandes quantidades de gases poluentes. As atividades humanas provocam a poluição do ar, que pode refletir em enormes danos para a natureza e para o próprio homem. 

   Nos últimos anos, o que mais se destaca nos meios de comunicação são notícias relacionadas ao clima, tais como: a poluição do ar que é gerada pela queima de combustíveis fósseis, emissão de gases industriais, queimadas, entre outros. Isso tem provocado aumento das temperaturas globais, efeito estufa, elevação dos níveis dos oceanos, entre outros que estão relacionados.
    A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que  alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.


O que acontece com a poluição do ar?
    Uma parte da poluição rapidamente se precipita ao solo, antes de ser absorvida pela umidade do ar. Depositam-se nas árvores, edifícios e lagos, geralmente na área onde foi produzida. É a chamada precipitação seca. Estes depósitos se formam e mais tarde se combinam com a água da chuva, transformando-se em ácidos.
     O resto da poluição pode permanecer no ar por mais de uma semana e é transportada pelo vento a longas distâncias. Durante esse período, as substâncias químicas reagem com o vapor d’água na atmosfera, transformando-se nos ácidos sulfúrico e nítrico diluídos. Esses ácidos também reagem com outras substâncias químicas na atmosfera formando poluentes secundários. Destes, o ozônio é um dos mais perigosos, pois prejudica a vegetação.
Quando o combustível é queimado, não libera apenas energia, mas muitos produtos químicos, incluindo enxofre e nitrogênio contidos no material orgânico. Essas substâncias são dois dos mais importantes ingredientes na chuva ácida. Durante a formação das chuvas, se a atmosfera estiver poluída com dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, eles se transformam em ácido sulfúrico e ácido nítrico antes de se precipitarem de volta à terra, causando enormes estragos à vida na superfície e nas águas dos rios e lagos, pela poluição da água e poluição do solo.
    Uma das formas mais perigosas de poluição do ar é causada pelo CFC (clorofluorcarbono) usado nos aerossóis, refrigeradores e embalagens de poliestireno para hambúrgueres. Uma vez liberados na atmosfera, direcionam-se para a camada de ozônio muito acima da superfície terrestre, onde quebram suas moléculas.
A camada de ozônio protege a Terra dos efeitos nocivos dos raios solares. Tornando-se mais fina, mais raios ultravioleta passam por essa camada, produzindo um aumento na temperatura terrestre e agravando o efeito estufa, além de acarretar maior incidência de câncer de pele nas pessoas. Seu efeito nos animais e plantas é dificilmente previsível.
O combustível radioativo usado nas usinas nucleares desprende radioatividade extremamente perigosa se lançada no ar. Mesmo em pequena quantidade, pode danificar células humanas, causando o câncer e interferindo no desenvolvimento dos fetos.


Problemas gerados pela poluição 

      Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. Outros problemas de saúde são: irritação na pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos, ardência na mucosa da garganta e processos inflamatórios no sistema circulatório (quando os poluentes chegam à circulação). Em dias secos e com poluição do ar alta, é recomendado beber mais água do que o normal, evitar atividades físicas ao ar livre, utilizar umidificador dentro de casa (principalmente das 10h às 16h) e limpar o chão de casa com pano úmido. 
      A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos. Recentemente, a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração, pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição da capital grega. 
   O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor. Desta forma, o calor fica concentrado na atmosfera, provocando mudanças climáticas. Futuramente, pesquisadores afirmam que poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência.


Soluções e desafios

     Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que poluí pouco. Testes com hidrogênio têm mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água.
Existem inúmeras dicas corretivas e preventivas para tentar amenizar esse problema, dentre elas:

• Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais.

• Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.

• Monitoramento periódico das fontes poluidoras.

• Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes.

• Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros.

• Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios.

• Controle diário da qualidade do ar.

• Promover o reflorestamento de áreas degradadas.

• Elaboração de projetos de caráter preventivo contra possíveis poluições atmosféricas de grande proporção.

• Controlar as queimadas (lavouras, pastagens e florestas).

• Evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico.

• Preservação de florestas naturais.

• Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade.

• Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.







Bibliografia:
http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/
http://www.brasilescola.com/geografia/como-diminuir-poluicao-ar.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-do-a. php
http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist/44poluia.htm
http://www.cefetsp.br/edu/eso/poluicaoar261.html
http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao-atmosferica.htm






Você Sabia:
- Que as cidades do mundo com o ar mais poluído: Pequim (China), Karachi (Paquistão), Nova Délhi (Índia), Katmandu (Nepal), Lima (Peru), Arequipa (Peru) e Cairo (Egito)
Fonte: http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/

Você Sabia:
-Que as cidades do mundo com o ar mais limpo: Calgary (Canadá), Honolulu (Estados Unidos), Helsinque (Finlândia), Wellington (Nova Zelândia), Mineápolis (Estados Unidos) e Adelaide (Austrália).
Fonte: http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/

Você Sabia:
Que os mais sensíveis à contaminação atmosférica são as crianças, os asmáticos e as pessoas com doenças cardiopulmonares crônicas.
Fonte: http://poluicaoatmosfericafrl.blogspot.com.br/2008/05/curiosidade.html

Você Sabia:
Que muitas árvores duram mais de 150 anos em ambientes rurais, enquanto numa cidade podem viver até 60 anos, e numa zona muito poluída, em média, 7 anos.
Fonte: http://poluicaoatmosfericafrl.blogspot.com.br/2008/05/curiosidade.html

Você Sabia:
Que o número de carros nas estradas aumenta a um ritmo 2 vezes superior ao da população mundial, prevendo-se que existam 2 bilhões em todo o mundo no ano 2030
Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/11-curiosidades-sobre-carros-e-poluicao.html

Você Sabia:
Que três milhões de pessoas morrem, anualmente, devido aos efeitos da poluição atmosférica no mundo? Isso representa o triplo dos óbitos por ano que decorrem de acidentes de automóvel!
Fonte: http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/ar/mais-informacao-1/algumas-curiosidades-sobre-o-ar

Você Sabia:
Que os europeus passam 85% a 90% do seu tempo em ambientes fechados? Os níveis de poluição em espaços interiores são 2 vezes mais elevados do que no exterior, aumentando a incidência de alergias, asma e cancro!
Fonte: http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/ar/mais-informacao-1/algumas-curiosidades-sobre-o-ar

Você Sabia:
Que podemos passar várias semanas sem comer, poucos dias sem beber, mas só apenas alguns minutos sem respirar?
Fonte: http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/ar/mais-informacao-1/algumas-curiosidades-sobre-o-ar

Você Sabia:
 Que o ozônio é um poluente muito perigoso para a saúde quando se forma junto à superfície terrestre, mas na alta atmosfera (estratosfera) a camada de ozônio protege a vida da Terra da ação dos raios UV, mantendo a temperatura média global de 15ºC, necessária para a existência de vida na Terra?
Fonte: http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/ar/mais-informacao-1/algumas-curiosidades-sobre-o-ar



Questões:
Quais são as causas da poluição do ar?
Escreva duas coisas diferentes que as pessoas podem fazer para reduzir a poluição do ar.
O que é chuva ácida?
Uma das principais causas da chuva ácida é?
O meio ambiente está sofrendo com a poluição? Por quê?
O que são os CFCs?
O que acontece com a poluição do ar?
Quais são os problemas gerados com a poluição do ar?
O que é efeito estufa?
Quem polui mais: o álcool ou a gasolina?




Imagens:


Legenda: Indústrias e sua poluição.
Fonte:http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist/44poluia.htm 




Legenda: Lixo terrestre.
Fonte: http://cancro.bloguepessoal.com/16616/Poluicao-do-ar-urbano/




Legenda: Queimadas de Florestas.
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/desmatamento-poluicao-ar.htm




Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-do-a. php





Fonte: http://www.viversustentavel.net/Polui%C3%A7%C3%A3o-do-Ar.php



Fonte: http://www.educolorir.com/imagem-poluic-o-do-ar-i21998.html

Fonte: http://www.flickr.com/photos/millascramignon/4741046830/




Legenda: Lixo Terrestre
Fonte: http://bdobla.blogspot.com.br/2010/11/efeitos-da-poluicao-do-ar-sobre-o-ser.html




Legenda: Poluição automobilística
Fonte: http://www.portalbarueri.com/informacoes/em-barueri-inscricoes-para-o-minicurso-ambiental-%E2%80%9Cpoluicao-do-ar%E2%80%9D/





Legenda: Poluição Terrestre
Fonte: http://planetavida-sustentavel.blogspot.com.br/2010/11/poluicao-do-ar.html




Legenda: Indústrias
Fonte: http://bluewaterplanet.blogspot.com.br/2009/06/poluicao-do-ar_05.html




Legenda: Chuvas ácidas
Fonte: http://solidariosnatureza.wordpress.com/2011/06/01/poluicao-do-ar/





Legenda: Aviões como fonte de poluição
Fonte: http://unifei-poluicao.blogspot.com.br/2008/12/poluio-atmosfrica_05.html





Legenda: Indústrias
Fonte: http://mfcmamonas.no.comunidades.net/index. php?pagina=1084927935_19


Nenhum comentário:

Postar um comentário