Uso Racional da Energia



Uso racional de Energia

Introdução: a cadeia das fontes aos usos

UM DOS MARCOS da vertiginosa evolução tecnológica da sociedade moderna é o notável incremento na demanda de energia, em todas as suas formas, determinando uma crescente complexidade dos sistemas energéticos, entendidos como a cadeia de processos de conversão e armazenamento que conecta os recursos naturais aos usuários finais de energia. Enquanto nas sociedades primitivas a fonte exógena básica de energia, não-muscular, era essencialmente a lenha, obtida na proximidade do local de uso, complementada eventualmente pelo vento ou pela força de uma queda d’água, atualmente é quase impossível para um usuário de energia conhecer com clareza de onde veio e por quais processos passou a eletricidade que utiliza em sua residência ou o combustível que abastece seu carro, vetores energéticos produzidos em fontes múltiplas e que circulam por sistemas de transporte interconectados, antes de serem convertidos finalmente em calor útil, trabalho e iluminação, para mencionar alguns usos mais significativos da energia.
Com efeito, a partir dos estoques e fluxos disponíveis na natureza, a energia percorre caminhos complexos, sofrendo sucessivas transformações e processos de armazenamento, antes de se constituir em um efetivo fator de bem-estar e desenvolvimento econômico. Como conseqüência dessa crescente complexidade, incrementaram-se as perdas energéticas, inevitáveis efeitos termodinâmicos dos processos de conversão e acumulação energética, fazendo que cada vez mais uma parcela proporcionalmente menor da energia obtida da natureza cumpra seu papel junto aos usuários.
Aquecimento de água residencial
O chuveiro elétrico, responsável por quase 26% da energia elétrica consumida nas residências brasileiras, é uma patente dos anos 1950, quando se iniciavam a expansão da eletrificação no Brasil e o incremento da urbanização, difundindo-se especialmente nas regiões Sul e Sudeste e permitindo que o saudável hábito indígena do banho diário se consolidasse entre nós. Apesar desses méritos, o chuveiro elétrico apresenta sérias desvantagens, podendo-se afirmar que se trata na verdade de um paradigma da ineficiência e da ausência de racionalidade no uso de energia.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou uma série de alterações na estrutura tarifária do setor de distribuição de energia. As mudanças, aprovadas na última terça-feira, entrarão em vigor entre 2012 e 2014 durante a revisão tarifária das distribuidoras.
 A principal mudança para os consumidores de baixa tensão (residenciais, comerciais, industriais e de áreas rurais) é a criação da modalidade tarifária branca, que oferecerá tarifas de acordo com o horário de consumo. O objetivo é tornar vantajoso para o consumidor rever hábitos de consumo de energia elétrica no cotidiano – gastar menos energia nos horários de pico de consumo, por exemplo.
Para se beneficiar da nova modalidade tarifária branca, o consumidor deverá substituir os medidores eletromecânicos de energia pelos eletrônicos, que permitem registro de consumo por horário.
A substituição do aparelho será opcional para quem consome mais de 200 kWh no mês. Será obrigatória a substituição dos aparelhos para quem consome mais de 500 kWh.

E o que se pode fazer para se aproveitar melhor a energia? Em primeiro lugar, evitar o desperdício. De nada valerão as demais medidas, sem uma mudança de atitude com relação ao não desperdício do que temos. E não apenas com relação à energia, mas a todos os recursos naturais, dos quais depende a vida humana.

O ato tão simples de apagar uma lâmpada no seu local de trabalho ao voltar para casa mostra uma maturidade frente à preservação do nosso meio ambiente. Mesmo que seja só você, pois consciência se cria não com discursos, mas dando o exemplo. É visível a cultura de desperdício no nosso país em todos os segmentos. E mais chocante ainda é o fato de convivermos entre o contraste do desperdício e a miséria extrema em algumas regiões do Brasil. Desde esse ponto de vista, desperdício é também uma agressão aos que não gozam desses mesmos benefícios. E são muitos em nosso país.

PRODUÇÃO DE ENERGIA
 
Usina Hidrelétrica Itutinga
O ar, o sol, a água, a lenha, o carvão e o petróleo são algumas fontes de energia. A energia que a Cemig mais produz é a hidráulica, gerada pela força da água do rio, que se transforma em energia elétrica por meio das usinas hidrelétricas. A usina é construída no rio e formada por lago, barragem, casa de força, subestação elevadora e linhas de transmissão.
O lago, chamado de reservatório, é formado pelo represamento das águas, o que é possível pela construção de uma barragem. Na barragem é construído o vertedor da usina, abertura por onde sai o excesso de água do reservatório em tempos de chuva.
Desse modo, para produzir a energia, a água sai do reservatório e é conduzida com muita pressão por enormes tubos até a casa de força, onde ficam as turbinas e os geradores. A turbina possui pás ligadas ao gerador. A pressão da água movimenta as pás, que criam um campo magnético, produzindo eletricidade.
Em seguida, para que a energia chegue às cidades, é necessário aumentar a voltagem, trabalho feito pelos transformadores elevadores das subestações. Dessa forma, a energia elétrica é transportada através das linhas de transmissão. Entretanto, para alcançar as residências, a tensão é rebaixada na subestação abaixadora e chega às residências por meio das redes de distribuição, formada por postes, cabos e transformadores.

CuriosidadeNão existe uma única usina hidrelétrica que atenda Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O sistema da Cemig é interligado, assim como os das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Isso quer dizer que todas as usinas da Cemig produzem energia, e essa energia é distribuída a todas as localidades servidas pela Empresa.
Além disso, a Cemig também compra energia elétrica gerada por Itaipu. Quando a Empresa dispõe de excedente de energia, ela pode vendê-la para outras concessionárias do Sistema Interligado Sudeste-Sul.
Cemig





Fonte: Jornal Cidade


Blog colorindo a Justiça



Fonte: Paulo Chagas Opiniã0

Fonte: Quali Light Energia
Fonte: Dicasdiarias.com
Fonte: Blog Alva

Fonte: Blog com Mel




Quiz

1 – Você sabia que pintar o teto de branco ilumina mais o ambiente? Assim você não precisa deixar as luzes acesas o tempo todo.
2 – Lâmpadas fluorescentes economizam 80% de energia elétrica comparadas as incandescentes. Faça sua parte, use lâmpadas fluorescentes.
3 – Manter as portas e janelas fechadas ao uso do ar condicionado faz com que sua potencia otimize. Evite desperdícios.
4 – Colocar o chuveiro na posição “verão” nos dias quentes faz com que ele economize 30% de energia.
5 – Evite tomar banho nos horários de pico. Se você puder tomar banho em outros horários ajudaria muito.
6 – Junte o Maximo de roupa possível para usar a maquina de lavar, assim você não tem que liga-la varias vezes.
7 – Nunca instale fogão e geladeiras um ao lado do outro. Seu funcionamento pode ser prejudicado.
8 – Evite o usar o elevador desnecessariamente. Se você tiver a opção de subir um ou dois andares de escada vá. É importante pra sua saúde e você economiza energia.
9 – Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro. Isso vai impedir a circulação de ar refrigerado.
10 – Só abra a geladeira quando necessário. Assim você mantém sua potência continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário